Funchal, Domingo, 23 de Novembro de 2014

Conta Abrir uma conta

Madeira EmpresasGastronomiaRestaurantesVenda Velha

Venda Velha


Venda Velha

Rua De Santa Maria, 170
9000-268 Sé Funchal Ilha da Madeira
Telefone : 925003460
Horários : das 12:00h às 4:00h
Tipo de restaurante :
Café, Bar.
Tipo de cozinha :
Régionale.
Días de abertura :
Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo.
Refeições :
Almoço, Jantar.
Ocasiões :
Aniversário.
Restaurante com :
Esplanada.
Especialidades :
Coquetéis.
Ambiente :
Beira mar.
Entrega de domicílio :
Não.
Idiomas falados :
Francês, Inglês, Português.
Apresentação :
A VENDA VELHA pretende recriar o ambiente comercial e social madeirense do princípio do século XX. Este conceito de negócio tem por base uma componente de tasca, ponto de encontro habitual da população, à semelhança dos adros das igrejas.

As vendas eram janelas para as novidades do mundo exterior, onde se recebiam notícias dos familiares e amigos ausentes, se lia o jornal e o correio, se deixavam recados Eram pontos de comunicação e convívio que alimentavam a bilhardice quotidiana, aproximando as pessoas.

Estas pequenas mercearias também comercializavam um pouco de tudo o que era produção local, incluindo o tão conhecido vinho seco, permitindo às famílias adquirir bens essenciais para o seu dia-a-dia num clima de confiança que ficava registado no rol mensal.

Embora actualmente estas vendas tenham praticamente desaparecido do Funchal, a VENDA VELHA surge como uma oportunidade de conceber um espaço tradicional numa zona antiga e classificada da cidade, permitindo conservar uma memória da tradição madeirense aliada a uma actividade comercial com forte potencial turístico. Aqui, o conceito de venda/tasca não é meramente museológico mas sim adaptado à nossa contemporaneidade: não se pretende dar resposta à necessidade de distribuição de bens essenciais mas essencialmente criar um espaço de lazer que preserva uma recordação do quotidiano popular madeirense.

Este conceito VENDA VELHA é sustentado pela decoração antiga e típica da época, com móveis de vitrine típicos das mercearias, mesas e bancos de madeira simples, suportes de candeeiros a petróleo nas paredes, televisões e rádios daquela altura, moinhos de café e balanças velhas, e todo um conjunto de utensílios e objetos alusivos aos anos 20-30.

Com tudo isto, a VENDA VELHA é uma agradável viagem no tempo e nas recordações da Madeira antiga, bem como um local de culto à nossa tão afamada poncha!
 

Fotos de Venda Velha

Enviar uma mensagem

 





Identifique-se para propor uma troca
Registar uma empresa
Powered by Okaz Lda - Rua dos Aranhas N°51 R/C 9000-044 Funchal - Madeira Portugal